Uma das características interessantes do Bf 109E era a pequena vara indicador que mostrava a posição do flap do radiador ao piloto. Essa vara subia ou descia de acordo com o fechamento e abertura do flap.
No desenho abaixo podemos ver o local onde a vara era fixada dentro do radiador e a direita o sistema que fechava ou abria o flap.
Fonte da imagem: ww.scalemodels.ru
Uma sequência de um filme feito em janeiro de 1941 mostra o Bf 109E-4/N WNr.5819 voado pelo Galland. Na superfície da asa vemos a pequena vara indicadora que aparece erguida até a sua metade.
Notem que o flap está quase que totalmente fechado.
Quem quiser ver o filme, visite: Bf 109E-4/N WNr.5819
No final da década de 30 até meados dos anos 40 os caças alemães voaram pelos céus da Europa, Norte da África e praticamente todo o leste até a União Soviética. Messerschmitt e Focke-Wulf combateram incansavelmente durante o dia e a noite. Terminado a guerra, os ases alemães e suas máquinas acumularam um incrível número de vitórias, com muitos deles obtendo não apenas algumas dezenas, mas centenas delas. Esse blog é dedicado a essas aves de rapina e a coragem de seus pilotos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário